Hotéis e Pousadas em Ilhabela

O município–arquipélago de Ilhabela, em São Paulo, abriga várias ilhas, montanhas, praias, cachoeiras e picos. A infinidade de opções de lazer e diversão junto a natureza e as belíssimas paisagens fazem de Ilhabela um destino turístico imperdível.

Ilhabela possui inúmeras trilhas que levam a lindas cachoeiras e entre as opções de lazer também estão os passeios de escuna e lancha, além da prática de vela, windsurf, mergulho, kitesurf, surf, bike, pesca e rapel, entre outros. As praias mais lindas de Ilhabela são as de Pedras Miúdas, Ponta Azeda, da Fome, do Poço, a Baía dos Castelhanos, Figueira, Saco do Sombrio e do Bonete.

Veja as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis em Ilhabela (SP):

Veja mais opções:

Dicas e passeios em Ilhabela

Para quem gosta de praticar mergulho as saídas acontecem na Reserva da Ilha das Cabras e o roteiro inclui visitas aos navios naufragados, entre eles o Velasquez, o Darth e o Aymoré. Outro passeio interessante é de escuna até Jabaquara, costeando todas as praias do norte da ilha, com duração de 4h e parada de 1h30m para banho. De lancha é possível conhecer algumas das praias mais lindas da ilha, com roteiros para o sul até as praias de Bonete, Enchovas e Indaiatuba ou ao norte pela Baía dos Castelhanos.

Para apreciar a linda vista da região a dica é subir ao Pico do Baepi, com 1025 metros e acesso por trilha com duração de 4h a 5h. A Cachoeira da Laje, com várias piscinas naturais, é uma ótima opção para banho, a trilha em meio a mata nativa tem acesso a partir do Bairro de Sepetiba. A Trilha dos Três Tombos, a partir da praia da Feiticeira, é outra opção de lazer, com piscina e tobogã natural, além de queda de 30 metros, onde é possível praticar rapel. Existe ainda a Cachoeira da Água Branca, no bairro de mesmo nome – é uma das mais famosas, com lindas piscinas naturais cercadas pela rica vegetação local.

As principais atrações históricas são o Museu de História Natural de Ilhabela, na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, no Centro Histórico, o Aquário de Ilhabela, em Barra Velha, o Espaço Cultural Pés no Chão, na Rua Macapá, 72 e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso, no Morro Baepi. Para quem quer conhecer o artesanato típico caiçara a dica é seguir até as comunidades de Ilha da Vitória, Ilha de Búzios, Serraria, Castelhanos, Praia da Fome, Bonete e Armação.

Ilhabela abriga 14 sítios arqueológicos pré-coloniais, além do Parque Estadual que contempla 78% do território do município. Na Rua do Meio, a principal de Ilhabela, está localizado o maior centro de compras da ilha.

Entre as principais ilhas estão a das Cabras, Santuário Ecológico criado em 1992, de Vitória, habitada por famílias caiçaras e de Búzios, com riquíssima vida marinha é ponto de passagem de tartarugas, golfinhos e baleias.

Entre as praias de Ilhabela visite a de Castelhanos, a maior, localizada ao leste, possui um quilômetro e ótimas ondas para o surf, além de uma trilha que leva à Cachoeira do Gato, do Jabaquara, ao norte, tem 500 metros de orla com areias claras e dois riachos, além de uma lagoa, é considerada uma das mais lindas e preservadas, do Gato, com 200 metros e grandes pedras, tem acesso somente por trilha, através do canto esquerdo de Castelhanos. A Praia do Pinto, também ao norte com 400 metros, possui uma larga faixa de areia e acesso através de um condomínio, Saco da Capela, movimentada, tem boa infraestrutura turística, Pequeá, abriga a Secretaria Municipal de Turismo, o Projeto Navegar e a Escola de Vela e Caiaque e Engenho d’Água, possui uma Escola de Iatismo e atrai praticantes desta modalidade o ano todo.

Conheça também as praia do Perequê, uma das mais centrais, é bem movimentada, possui vários bares e restaurantes e atrai praticantes de kitesurf, do Portinho, pequena e familiar, com quiosques na orla, da Feiticeira, bem famosa, possui orla com quiosques, do Julião, com acesso por uma pequena trilha, é quase deserta, Grande, ao sul com 500 metros de orla, possui calçadão e quadra poliesportiva, frequentada por mergulhadores e praticantes de windsurf, do Curral, com 400 metros, é a mais movimentada, com bares e restaurantes e do Veloso, possui 200 metros de orla, ao sul, tem mar calmo e é pouco frequentada por turistas.



Compartilhar: