Hotéis e Pousadas no Maranhão

Iniciaremos este roteiro pela capital São Luís, Patrimônio Cultural da Humanidade, com seus milhares de prédios históricos dos séculos XVIII e XIX repletos de azulejos portugueses,  localizados no Centro Histórico. Outra atração da cidade são as manifestações culturais e folclóricas, em especial o Bumba-Meu-Boi, o Tambor de Crioula e o Reggae. Em junho a grande atração são as comemorações religiosas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, que agitam a cidade.

Alcântara e suas ruínas espetaculares, além das festas do Divino Espírito Santo, profana e religiosa em maio e a de São Benedito em agosto, contribuem para reservar um dia na agenda. Barreirinhas, as margens do belíssimo Rio Preguiças, Atins e principalmente Santo Amaro do Maranhão, são as portas de entrada para conhecer o famoso e paradisíaco Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com sua paisagem repleta de dunas branquinhas e lagoas de águas verdes ou azuis cristalinas, que são verdadeiros oásis.

Em Pindaré Mirim o Festival Junino é a grande atração, com apresentações folclóricas e danças indígenas realizadas por grupos famosos da região que garantem a alegria dos turistas. Carolina oferece belas cachoeiras, entre elas a da Pedra Caída e Itapecuruzinho, além da arquitetura colonial e das ruas calçadas com pedra sabão. Caxias, conhecida como a Princesa do Sertão Maranhense, tem no Balneário Veneza e Maria do Rosário, nas Ruínas da Balaiada, localizadas no Morro do Alecrim, nas igrejas e casarões seculares, suas atrações imperdíveis.

Em São José de Ribamar a atração são as festas, começando pelo Lava Pratos, carnaval fora de época que acontece no domingo seguinte ao final do carnaval, o Lava Boi, em julho e a Procissão de São José, em setembro, que atraem turistas de todo estado.

Nas cidades de Raposa e São Bento o artesanato e o ecoturismo garantem a diversão. Em São João dos Patos, onde acontece a Exposertão, em maio, os Festejos de São João, São Francisco e Patos Folia, em julho, além dos atrativos naturais, entre eles o Morro da Cruz, a Estátua de São Francisco, Morro do Chapéu e os balneários fluviais de Piqui e Mandacaru, completam o roteiro pelo estado.

Veja as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis nas cidades do Maranhão (MA):

Por Dudu Tomaselli.

Compartilhar: