Hotéis e Pousadas em Tocantins

O Tocantins, coragem selvagem do Brasil, abriga várias unidades de conservação em âmbito estadual e federal – uma dos mais conhecidos é o Parque do Jalapão, uma das belezas naturais mais inexploradas do interior brasileiro. Palmas, a capital do estado, totalmente planejada, tem como principais atrações o Parque Cesamar, as praias fluviais da Graciosa e da Prata, localizadas nas margens do lago represado da cidade e a Feira do Bosque.

Entre as cidades turísticas do estado estão Taquaruçu, na Serra do Lajeado, com mais de 80 quedas d’água e belezas naturais singulares, Novo Acordo, Santa Teresa do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins, as principais portas de entrada para o Parque Estadual do Jalapão, um verdadeiro oásis da região semi-deserta que abriga seis rios, cachoeiras, dunas, formações rochosas e cachoeiras – outras cidades próximas ao parque são Rio Sono, Lizarda, São Félix do Tocantins, Mateiros e Lagoa do Tocantins.

No Parque Estadual do Cantão, onde estão as cidades de Caseara e Pium, a paisagem contempla a vegetação de serrado, a floresta amazônica e pantanais do Araguaia, com mais de 800 lagos, praias fluviais e centenas de espécies de aves, além de jacarés, botos e tartarugas, os passeios à cavalo, barcos, caiaques e também safári fotográfico ou cruzeiros fluviais, são excelentes para contemplar a valiosíssima fauna e flora local.

Nas Serras Gerais, no sul do estado, estão as cidades de Dianópolis e Natividade, com inúmeras atrações culturais e históricas em seus belos conjuntos arquitetônicos da época do império, além das tradicionais festas populares como a Romaria do Senhor do Bonfim e a festa do Divino, entre as belezas naturais estão lindas cachoeiras, lagos, grutas e rios. Outras cidades localizadas na serra são Arraias, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lizarda, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Tocantins, São Valério e Taguatinga do Tocantins.

Na região do Araguaia, que tem como porta de entrada os municípios de Siqueira Campos e Pium, o Cantão ou Côco-Javaés, com mais de 80 mil hectares, é um santuário ecológico com exuberante vegetação, rios e fauna diversificada. Outra bela atração do estado é a Ilha do Bananal, sem dúvida um dos lugares mais encantadores do país, localizada na divisa dos estados de Tocantins, Pará, Mato Grosso e Goiás.

Veja as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis nas cidades do Tocantins (TO):

Por Dudu Tomaselli.

Compartilhar: